quarta-feira, 15 de julho de 2009

crianças felizes ligando para ganhar brinquedos ? não , segundo o projeto criança è consumo


Em junho, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, notificou o SBT e pediu a reformulação do programa infantil “Bom Dia e Cia.” Segundo documento encaminhado ao departamento Jurídico da emissora de TV, a atração incentiva o consumo desenfreado de produtos por crianças, além de praticar merchandising para o público infantil.

Entre um desenho animado e outro, o programa faz perguntas que os telespectadores podem responder por meio de telefonemas. Entre os prêmios, que são ostensivamente mostrados ao longo do programa, há bonecas, videogames e até computadores de última geração, que são cobiçados pelas crianças.

“O programa é construído com base numa lógica de consumo, incentivando, por meio de merchandising, o desejo das crianças por uma enorme quantidade de produtos, o que é ilegal e antiético,”, explica Tamara Gonçalves, advogada do Projeto Criança e Consumo. A emissora ainda não se manifestou.

* Eu acho isso super errado, as crianças se divertem vendo o programa, os desenhos, e ficam felizes com os prêmios. Acho que eles deveriam se preocupar mais é com as propagandas de cerveja, bebidas ou com comerciais que incentivam a beleza, magreza, dinheiro e poder ao extremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário