walter clack : um dos gênios da tv .
Seu aniversário foi semana passada, dia 14, quando faria 73 anos. Embora tenha origem no rádio, Walter Clark é um dos pais legítimos da grade de programação da TV aberta brasileira atual. Foi um executivo à frente de seu tempo, que misturava genialidade, idiossincrasia, carisma… uma certa "birrência"* até. Como qualquer novo-rico (new rich), era egocêntrico, implacável e amante da mídia. Além de executivo de TV, amava baladas, mulheres bonitas e uma manguacinha.
Walter Clark Bueno ajudou a criar programas que se tornaram pétreos não só na grade da Globo ("Fantástico", "Globo Repórter", "Jornal Nacional"), como tiveram sua fórmula reproduzida até pelos inimigos. Teve também o "felling" de contratar aquele que seria outro pai da TV: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
Deixou a Globo em 1977, entre o magoado e o vingativo, substituído por Boni, e nunca deixou de fato a TV, mas jamais ficou muito tempo em nenhum lugar, até sua morte, 20 anos após a saída da Globo. Pode-se dizer que, na história da TV brasileira, Clark estará sempre no panteão (com Boni, Silvio Santos e Roberto Marinho, morto em 2003).
Nenhum comentário:
Postar um comentário