domingo de disputa na tv .
por Alan de Faria e Mariana Garcia
do Agora são paulo .
Na briga pela audiência dominical na televisão aberta, os programas "Tudo É Possível" (Record), "Domingão do Faustão" e "Fantástico" (ambos da Globo) já mostram novos quadros para manter a atenção dos telespectadores. Paralelamente, os apresentadores Gugu, agora na Record, e Eliana, de volta ao SBT, preparam suas atrações.
No dia 16 de agosto, às 20h, entra no ar o "Programa do Gugu" (Record), com a promessa de manter os principais sucessos do "Domingo Legal" (SBT). Para competir com a revista eletrônica global, Gugu inicialmente contará com a ajuda dos confinados de "A Fazenda", cujo encerramento está previsto para o dia 23 de agosto.
Já o "Fantástico" aposta na participação ao vivo dos artistas da casa e na diversificação de seus quadros. Os principais são "Cilada", estrelado pelo comediante Bruno Mazzeo, e "Liga das Mulheres", em que um grupo de mulheres soluciona problemas do universo feminino.
Vespertinos
Nas tardes de domingo, a atenção dos telespectadores tende a ser ainda mais disputada. Cercada de sigilo, a estreia do "Programa da Eliana", no SBT, está prevista para o dia 30 de agosto, às 13h30. "No primeiro dia, devemos mostrar uma viagem ecológica da apresentadora pelo continente africano ou pelo arquipélago de Galápagos", antecipa a diretora Leonor Corrêa. Diferentes "reality shows" com anônimos e celebridades, musicais e games, além de quadros apresentados no "Tudo É Possível" (seu antigo programa na Record), também devem compor o programa.
Já na Record, o "Tudo É Possível" será mantido mesmo após a estreia de Gugu. Comandado por Ana Hickmann, o programa vem crescendo no Ibope. No último dia 19, conquistou dez pontos de média e 15 de pico. Empolgada, a ex-modelo planeja um quadro sobre moda e viagens para lugares exóticos.
O "Domingão do Faustão" lançará um quadro no qual celebridades disputarão um rali. "Maratoma" e "Garagem do Faustão" continuam.
Os resultados das trocas de apresentadores na Record e no SBT ainda são incertos. Em contrapartida, a expectativa em torno da audiência é enorme. Apesar disso, especialistas afirmam que o público não verá grandes novidades na televisão.
"O conteúdo das atrações vai continuar o mesmo. Tanto Gugu quanto Eliana abordarão temas sociais, situações cotidianas, competições entre anônimos ou celebridades e curiosidades em seus programas", afirma Claudino Mayer, pesquisador de televisão da USP. "Trocas como essas, na verdade, servem mais para causar perplexidade no público, que se surpreende ao saber que o Gugu saiu do SBT, por exemplo."
Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, tem a mesma opinião de Mayer. "A TV brasileira erra ao investir valores altíssimos em modelos e pessoas já testados. O público acaba não tendo acesso a novidades culturais, que são abundantes em nosso país", acrescenta.
Mercado
No meio publicitário, os futuros resultados de audiência conquistados por Eliana e Gugu são aguardados com apreensão. "Os anunciantes estão sempre de olho no Ibope. Se um programa vai mal, não há como recomendar que uma empresa anuncie nele", explica Alessandro Visconde, diretor-geral de mídia da Léo Burnett.
Nem mesmo a Globo, líder de audiência, está livre de sofrer as consequências financeiras dessa dança de cadeiras. "Ninguém está blindado, tanto que o Faustão já fez várias movimentações em sua programação para manter seu público ligado", opina Silvio Calissi, diretor de mídia da Loducca.
por Alan de Faria e Mariana Garcia
do Agora são paulo .
Na briga pela audiência dominical na televisão aberta, os programas "Tudo É Possível" (Record), "Domingão do Faustão" e "Fantástico" (ambos da Globo) já mostram novos quadros para manter a atenção dos telespectadores. Paralelamente, os apresentadores Gugu, agora na Record, e Eliana, de volta ao SBT, preparam suas atrações.
No dia 16 de agosto, às 20h, entra no ar o "Programa do Gugu" (Record), com a promessa de manter os principais sucessos do "Domingo Legal" (SBT). Para competir com a revista eletrônica global, Gugu inicialmente contará com a ajuda dos confinados de "A Fazenda", cujo encerramento está previsto para o dia 23 de agosto.
Já o "Fantástico" aposta na participação ao vivo dos artistas da casa e na diversificação de seus quadros. Os principais são "Cilada", estrelado pelo comediante Bruno Mazzeo, e "Liga das Mulheres", em que um grupo de mulheres soluciona problemas do universo feminino.
Vespertinos
Nas tardes de domingo, a atenção dos telespectadores tende a ser ainda mais disputada. Cercada de sigilo, a estreia do "Programa da Eliana", no SBT, está prevista para o dia 30 de agosto, às 13h30. "No primeiro dia, devemos mostrar uma viagem ecológica da apresentadora pelo continente africano ou pelo arquipélago de Galápagos", antecipa a diretora Leonor Corrêa. Diferentes "reality shows" com anônimos e celebridades, musicais e games, além de quadros apresentados no "Tudo É Possível" (seu antigo programa na Record), também devem compor o programa.
Já na Record, o "Tudo É Possível" será mantido mesmo após a estreia de Gugu. Comandado por Ana Hickmann, o programa vem crescendo no Ibope. No último dia 19, conquistou dez pontos de média e 15 de pico. Empolgada, a ex-modelo planeja um quadro sobre moda e viagens para lugares exóticos.
O "Domingão do Faustão" lançará um quadro no qual celebridades disputarão um rali. "Maratoma" e "Garagem do Faustão" continuam.
Os resultados das trocas de apresentadores na Record e no SBT ainda são incertos. Em contrapartida, a expectativa em torno da audiência é enorme. Apesar disso, especialistas afirmam que o público não verá grandes novidades na televisão.
"O conteúdo das atrações vai continuar o mesmo. Tanto Gugu quanto Eliana abordarão temas sociais, situações cotidianas, competições entre anônimos ou celebridades e curiosidades em seus programas", afirma Claudino Mayer, pesquisador de televisão da USP. "Trocas como essas, na verdade, servem mais para causar perplexidade no público, que se surpreende ao saber que o Gugu saiu do SBT, por exemplo."
Laurindo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, tem a mesma opinião de Mayer. "A TV brasileira erra ao investir valores altíssimos em modelos e pessoas já testados. O público acaba não tendo acesso a novidades culturais, que são abundantes em nosso país", acrescenta.
Mercado
No meio publicitário, os futuros resultados de audiência conquistados por Eliana e Gugu são aguardados com apreensão. "Os anunciantes estão sempre de olho no Ibope. Se um programa vai mal, não há como recomendar que uma empresa anuncie nele", explica Alessandro Visconde, diretor-geral de mídia da Léo Burnett.
Nem mesmo a Globo, líder de audiência, está livre de sofrer as consequências financeiras dessa dança de cadeiras. "Ninguém está blindado, tanto que o Faustão já fez várias movimentações em sua programação para manter seu público ligado", opina Silvio Calissi, diretor de mídia da Loducca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário